14/09/2012

O salão de baile


Começa com nada. Não é isto,
começa sempre com alguma coisa.
Começa com um pensamento.
Assim está melhor. Um pensamento,
dos pequenos, na verdade, distraído, que
se insinua discretamente. Não lhe ligo.
Começa, por isso, a deixar pequenos
sinais da sua existência: uma memória
sugerida pelo trivial, um cheiro, uma
sensação. Depois, perdida a timidez inicial,
ei-lo a alma da festa. Traz outros pensamentos,
memórias, sensações. É já uma miríade.
A cabeça toda ocupada por ele que ri e
canta e dança e é rei.
Depois chega ela. Sedutora, atrasada, para
se fazer notar com mais espanto,
os olhos todos nela - desejam-na, temem-na.
A saudade,
diva perfeita, deixando o corpo em cacos.

8 comentários:

  1. Bonito texto, não sei se a minha interpretação do final será correspondente aos sentimentos da autora ao escrevê-lo mas vou comentar como senti, acredito que a busca da diva perfeita em prol de arrebatarmos o "ele" perfeito, que é rei, nos deixe em cacos sim, o corpo e não só, muitas vezes a alma vai atrás.

    Bonitas palavras, gosto dos desafios mentais que este género de textos me desperta :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou dizer se a tua interpretação se aproximada minha ou não, importa-me mais o que lês. :)

      Eliminar
    2. Já dizia o grande poeta:

      "E os que lêem o que escreve,
      Na dor lida sentem bem,
      Não as duas que ele teve,
      Mas só a que eles não têm."

      Como escritora que já deu para ver que és, vais entender o que quero dizer :)*

      Eliminar
    3. É o que dá fingir tão completamente. :)

      Eliminar
  2. Eu nunca fui a nenhum baile.
    Gosto pouco de me apaparicar com vestidinhos (não me posso sentar de pernas abertas), maquilhagem (pff nem vê-la), saltos altos (dão-me cabo dos pés), penteados(não gosto do meu cabelo sem ser solto e normal)...
    Mas nunca fui a um baile...

    Mais uma vez, bonito jogo de palavras :)

    ResponderEliminar
  3. o malbem é começar. Depois é deixar.

    ResponderEliminar
  4. Bonito texto. Bonitas palavras ;)

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto de ler os teus textos :)

    ResponderEliminar